segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Fim da Prisão Especial
Projeto foi aprovado pelo Senado e será apreciado na Câmara Federal

Por: Sarita Coelho


O privilégio de ficar em uma cela individual, que é concedido a todas as pessoas que possuem ensino superior, pode estar com os dias contados. Pela nova lei, somente o presidente da República, juízes, procuradores e presos que corram risco de morte na companhia do demais detentos serão beneficiados.

A decisão que faz valer a democracia é digna de comemorações porque finalmente todos seriam iguais perante a lei. No entanto nossa realidade carcerária, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ainda é muito desumana porque a superlotação é algo espantoso. Dados fornecidos pelo CNJ comprovam que no Brasil existem 446 mil presos disputando 290 mil vagas nos presídios, cerca de 191.949 presos esperam julgamento, outros tantos já cumpriram suas penas, mas foram esquecidos pela justiça no fundo das prisões.

Falta de higiene e de gêneros básicos para sobrevivência como colchões, banhos, água e comida são problemas comuns. A mistura de presos que cometeram delitos mais leves com delinquentes reincidentes e perigosos está entre os principais problemas enfrentados dentro do sistema carcerário brasileiro.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin