segunda-feira, 27 de abril de 2009

Idosos devem se vacinar contra gripe

Por: Orlando Castor (7º período)



Desde o último sábado, 25, postos de vacinação de toda cidade vacinam os maiores de 60 anos contra a gripe. Aplicando a imunização nos idosos, o governo espera reduzir as complicações e a mortalidade causadas pela gripe. Esse ano, o slogan da campanha é bem simpático: “Deixe a gripe na saudade”. Até o dia 08 de maio, quando termina a mobilização, o Ministério da Saúde espera que cada cidade aplique a vacina em pelo menos 70% da população com mais de 60 anos.
“Tomo todo ano, e na realidade funciona bem porque eu não gripei mais”, esclarece o engenheiro aposentado José Carlos Cezar, de 66 anos. “É qualidade de vida para nós. E o mais importante é que a vacina é de graça para os idosos, enquanto que a dose na rede particular custa 80 reais”, brinca a professora Marlyse Canto, 77 anos.

Para a campanha nacional foram distribuídas em todo país mais de 21 milhões de doses para mais de 66 mil postos de vacinação. O Ministério da Saúde esclarece que a imunização precisa ser renovada todos os anos porque os vírus é mutante e se modifica a cada inverno.

“Também é bom esclarecer que a vacina previne contra a gripe, mas não contra resfriados. Gripe é forte, dá febre, a pessoa fica muito mal e de cama, e no caso do idoso pode levar à morte porque essa população tem menos resistência. Já o resfriado é fraco, dá mais coriza e não deixa a pessoa na cama”, explica o médico Marcelo Quintas, um dos coordenadores da campanha no Ministério da Saúde.

A expectativa é imunizar 80% dos brasileiros com mais de 60 anos, o que significa mais de 15 milhões de pessoas. Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que as internações por causa de doenças respiratórias caíram mais de 30% depois que as vacinas começaram a ser distribuídas.

A campanha vacina idosos em todos os postos de saúde da cidade até o dia 08 de maio, sem prorrogação.


Vacina também é para gente grande

Vacina não é apenas coisa de idosos ou de crianças. Os adultos também devem se prevenir. De acordo com o Ministério da Saúde, quem tem mais de 20 anos deve se imunizar contra várias doenças. Para difteria e tétano são necessárias três doses com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas, além de uma dose a cada dez anos. A chamada tríplice viral – contra sarampo, caxumba e rubéola – deve ser tomada em dose única. Já a vacina contra febre amarela deve ser tomada a cada dez anos.

“Essas vacinas devem ser tomadas rotineiramente. Não existe nenhum surto. As pessoas podem fazer isso com o calendário vacinal. Podem se imunizar sem pressa. O importante estar protegido e sempre lembrar que vacina não é só coisa de bebês e crianças”, alerta Marcelo Quintas.


0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin