segunda-feira, 6 de abril de 2009

Historiador faz palestra em Friburgo
Mário Curtis Giordani é convidado da Candido Mendes

O professor e historiador MÁRIO CURTIS GIORDANI estará em Nova Friburgo no dia 16 de abril, para proferir palestra sobre Direito Romano. Autor de mais de 20 livros sobre História do Direito, o professor Giordani aceitou convite da Universidade Candido Mendes para se apresentar na Casa de Cultura, a partir das 19 horas. O evento tem entrada franca, é aberto à população, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas na secretaria do campus Friburgo da Candido Mendes.
Autor consagrado de mais de 20 livros e artigos em revistas acadêmicas, estudos de História do Direito e de História de Filosofia, publicados na revista Vozes, tem o seu trabalho reconhecido internacionalmente. Giordani desenvolveu pesquisa na Biblioteca do Instituto de Direito Romano da Universidade La Sapienza, em Roma, que resultou na obra "O Código Civil à Luz do Direito Romano".
Titular da cadeira de Direito Romano da Universidade Candido Mendes desde 1959, o historiador é especializado em História do Direito, com formação em Direito, Filosofia, Teologia, Letras Clássicas. Em outras instituições de ensino superior, integrou, por diversas vezes, comissões examinadoras de concursos para ingresso no Magistério Superior da UFF, PUC Rio, USP, Universidade Federal do Ceará.
Responsável pela presença de Mário Curtis Giordani em Nova Friburgo, a também professora de História do Direito da Universidade Candido Mendes Janaína Botelho afirma que os alunos terão uma oportunidade única ao assistir a palestra. Recentemente, ela participou da gravação de um DVD em que o historiador lhe concedeu sua primeira entrevista, falando sobre suas obras e explicando a importância de se entender a História para uma melhor compreensão dos dias atuais. A respeito disso, ele escreveu o livro "O Código Civil à Luz do Direito Romano".
A palestra do historiador será no dia 16 de abril, quinta-feira, às 19 horas, na Casa de Cultura (no antigo Fórum), no Centro da cidade. Realização da Universidade Candido Mendes, tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Os interessados devem fazer a inscrição na secretaria do campus - Rua Professor Freeze 38. Os alunos ganharão três horas de atividades complementares.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin