quarta-feira, 22 de abril de 2009

Friburgo no Ano da França no Brasil

Por: Mauricio Oliveira (7º período)


Começou oficialmente, no feriado de Tiradentes, com espetáculo pirotécnico e multimídia, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na cidade do Rio, o “Ano da França no Brasil”. Com o objetivo de aprofundar e consolidar as parcerias franco-brasileiras, o França.Br 2009, como também é conhecido, ocorre em reciprocidade ao Ano do Brasil na França, realizado em 2005.
No embalo dessa histórica festa franco-brasileira, o prefeito de Nova Friburgo, Heródoto Bento de Mello, garantiu presença como um dos três mil convidados pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, para participar de uma grande festa VIP no Estádio de Remo, que ocorre simultaneamente à exibição pirotécnica.
O prefeito friburguense também participou, no Palácio da Cidade, no Catete, da Reunião do Comitê Misto de Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira, com o objetivo de trazer espetáculos que integram o Ano da França no Brasil à Nova Friburgo, divulgar a cidade junto às autoridades francesas e estabelecer parcerias duradouras especialmente na área do turismo.
Este show pirotécnico realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro é o primeiro grande evento de uma extensa programação de mais de 700 atividades previstas nas áreas artísticas, culturais, acadêmicas e comercial-empresariais, a ser realizadas nas principais capitais brasileiras e em diversas outras cidades até 15 de novembro deste ano.
A apresentação “O encontro da água e do fogo” teve início debaixo de chuva, entretanto a performance coreográfica executada pelos artistas franceses do Groupe F encantou o público, estimado em cem mil pessoas. Graças a uma estrutura envolvendo quatro grandes balsas e outras 64 menores, espalhadas estrategicamente por toda lagoa, foi possível ver de qualquer ponto da orla um espetáculo musical pleno de efeitos especiais, de luzes e cores. O grand finale foi uma queima de fogos, durante meia hora, onde predominaram além do verde-e-amarelo brasileiro, o azul, branco e vermelho da bandeira francesa.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin