segunda-feira, 27 de abril de 2009

Começam as obras no Paissandu

Por Joyce Santiago (6º período)

As obras para reorganização do sistema viário na Praça Marcílio Dias, Paissandu, foram iniciadas nesta segunda-feira, 27 de abril. A intervenção é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Friburgo e a concessionária Rota 116, e é considerada fundamental para os projetos de melhoria do tráfego de veículos no município. Agentes da Autran estão no local, reforçando o trabalho de orientação aos motoristas, no período das obras.
Hoje, o local é um dos pontos críticos de retenções do trânsito, com reflexos em toda a área central da cidade e bairros vizinhos. As primeiras intervenções ocorrerão no acesso à Comendador Ribeiro de Barros (antiga Rua do Arco), com o corte do canteiro junto à pista da rotatória, e acerto do meio-fio, a fim de implantar uma nova geometria das vias, que serão alargadas. O sinal de trânsito naquele ponto será tipo botoeira - para os pedestres acioná-lo quando quiserem atravessar a rua.
Com o término das obras, as ruas do Arco e Leuenroth sofrerão inversão de mão. O sinal existente em frente à rua Leuenroth será deslocado para o início da subida do viaduto Governador Jeremias de Mattos Fontes, sentido Perissê, para a travessia de pedestres. Nesta primeira fase, não haverá inversão de mão na rua Pastor Meyer (entre o Paissandu e a saida da rua Trajano de Almeida).
As vagas de estacionamento no local passarão a ser paralelas ao meio fio, a fim de abrir mais espaço para o fluxo de veículos. O entorno da praça Marcílio Dias também será incluído no projeto do estacionamento rotativo, a ser implantado pela Autran nas principais ruas do Centro, a pedido dos comerciantes da área. Desta forma, a redução de vagas por conta do estacionamento longitudinal (paralelas ao meio fio), na prática, não será sentida, já que haverá maior rotatividade dos veículos.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin