segunda-feira, 20 de abril de 2009

Agroindústria em destaque:
Friburgo sedia eventos rurais

Por: Fernanda Coelho - 6º período

No último fim de semana aconteceram na Queijaria Suíça, em Conquista, dois eventos de peso em Nova Friburgo: o Congresso Rio Eco Rural, onde foi feito um balanço da economia agrícola do Estado, e a primeira edição da Fepro Rural, a Feira do Produtor da cidade, voltada à agricultura familiar, com exposições, música ao vivo e degustação de produtos tradicionais, proporcionando um encontro entre o urbano e o campo.

O Rio Eco Rural foi uma realização da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Agrária, Rural e Pesqueira da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Através de parcerias com a Firjan, Embrapa, Sebrae, Banco do Brasil, Governo do Estado e Fecomércio, o congresso teve como finalidade identificar os problemas atuais e mais urgentes dos produtores rurais da região e buscar soluções para diminuir a burocracia dos procedimentos legais.

Paralelamente à Eco Rural aconteceu a primeira edição do Fepro Rural. A ideia foi de permitir aos produtores que expusessem seus produtos, tivessem oportunidade de acesso a cursos de capacitação e informação sobre seguros de saúde e aposentadoria, proporcionando um novo rumo para o meio rural. A profissionalização deste setor se dá à medida que o agronegócio se expande; a Região Serrana do Rio de Janeiro é o maior produtor de gêneros hortifruti do país e o terceiro principal do continente americano.

Durante os três dias de evento, estandes de prefeituras da região e empresas divulgaram trabalhos e produtos, além da presença do Corpo de Bombeiros que realizou testes sanguíneos e aferição de pressão arterial. A escolha de Nova Friburgo para a realização destes eventos se deu por conta de sua localização, de fácil acesso para todos os municípios envolvidos, além do fato de a cidade ser uma das mais propícias para receber este tipo de atividade.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin