quinta-feira, 19 de março de 2009

Segundo mês de fevereiro mais quente da década
Outono começa com previsão de muita seca e frio na Serra

Por: Orlando Castor (7º período)


Nesta sexta-feira, 20, às 8h44 o verão se despediu no hemisfério sul e deu entrada ao outono, que de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vai ser bastante frio e seco na Região Serrana. Enquanto os termômetros ainda estão amenos, os especialistas em climatologia alertam para os sinais do aquecimento global: fevereiro deste ano foi o segundo mês de fevereiro mais quente da década no Estado do Rio.

O verão começou chuvoso e frio, causando prejuízos econômicos no final de 2008 em várias cidades do interior com alagamentos e desmoronamentos. Entretanto, a temperatura subiu em fevereiro para a alegria dos comerciantes dos ramos de bares, sorvetes e picolés. A sensação térmica nas ruas não ficou diferente da marcação no termômetro: no mês passado, a média de temperatura em Nova Friburgo ficou em 29 graus. De acordo com os meteorologistas, nesta década, só perde para fevereiro de 2003, quando a média esteve em 31 graus.

“Poucas vezes, no mês passado, o morador do Rio de Janeiro viu o céu escuro, carregado de nuvens. O carnaval foi de folia com céu estrelado. Nos registros, foram apenas sete dias de chuva no mês. Pelas nossas contas, esse é o segundo mês de fevereiro mais seco e quente dos últimos dez anos. Isso se deve aos fenômenos climáticos como o La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico e muda tempo e temperatura em todo mundo”, explica Gustavo Lobo, meteorologista do Inmet.

Outono promete ser de frio e seca

O outono, que teve início nesta sexta-feira às 8h44, será marcado por pouca umidade, o que afasta a possibilidade de tempestades no Sudeste. O frio vem aos poucos e já mostra força a partir da segunda quinzena de abril.

“Em abril já não teremos praticamente chuva alguma, o que é natural, quando começa o período de seca. Podemos afirmar que as ‘águas de março’ não foram uma realidade no Rio de Janeiro, mas sim tempestades isoladas”, comenta Gustavo.

Ainda de acordo com o Inmet, o frio deve se intensificar em maio, quando são previstas quatro massas polares na região, com possibilidade de geada nas áreas rurais de Teresópolis e Nova Friburgo. Com a aproximação no inverno, a previsão é que nos finais de tarde os termômetros cheguem facilmente aos sete graus.

O outono termina dia 21 de junho às 2h58.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin