sexta-feira, 20 de março de 2009

Professor Gazé será homenageado
Pró-reitor recebe Comenda Barão de Nova Friburgo



O pró-reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, receberá a Comenda Barão de Nova Friburgo, a maior honraria que o município concede, através de uma escolha feita pela Presidência da Câmara dos Vereadores. A cada ano, são concedidas duas comendas, na mesma solenidade de entrega de títulos de Cidadão Friburguense, que o pró-reitor já possui. A homenagem será realizada em maio.


Considerado um dos maiores nomes da Educação no Estado do Rio, o professor Alexandre Gazé foi o grande responsável pelo desenvolvimento da Universidade Candido Mendes em Nova Friburgo. Hoje, a unidade é referência em toda a Região Serrana. Destaque em sua trajetória empreendedora – coube ao professor Gazé a missão de instalar unidades da Candido Mendes em vários municípios e regiões do Rio de Janeiro e também a implantação do então inédito curso Normal Superior - é a Escola Superior de Música, única no interior do Estado do Rio a oferecer o curso de graduação em Licenciatura em Música.


Trata-se de um antigo sonho do professor Gazé, preocupado em oferecer um ensino de qualidade e garantir que a educação pudesse, efetivamente, ser utilizada como instrumento de transformação social. Hoje, a Escola Superior de Música conta com a Orquestra Candido Mendes, sucesso absoluto, com dezenas de apresentações na cidade e em outros municípios do estado.


Alexandre Gazé é advogado, professor universitário,tendo lecionado a cadeira de Instituições de Direito Público e Privado; especialista em Ensino Superior. Desde 2003, ocupa o cargo de Pró-Reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Candido Mendes.

É membro da Secretaria Executiva da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, órgão da CNBB; secretário adjunto da Academia da Latinidade; membro titular do Instituto de Advogados do Brasil (IAB); inscrito na OAB desde 1974; vice-presidente da Academia Friburguense de Letras; membro do Centro Alceu do Amoroso Lima para a Liberdade e doCentro Heleno Fragoso para os Direitos Humanos.

Alexandre Gazé é ex-secretário municipal de Educação e Cultura de Nova Friburgo, onde foi coordenador-geral do Plano Diretor e também secretário de Planejamento. Autor de vários textos e artigos publicados em jornais e revistas, muitas das quais especializadasnas áreas do Direito e da Educação.

Autor dos livros “Retrato Falado”, “Quem tem medo de Paulo Azevedo”, “Batistão por Inteiro - A Biografia de João Baptista da Costa” e “Imagens de Nossa Terra”, escrito por Godofredo Guimarães Tavares - In Memorian; Escreveu também “Na Porta do Mosteiro”, uma biografia de Dom Clemente Isnard, e “Curso Normal Superior”, no prelo. É responsável atualmente pelos campi da UCAM em Friburgo, Niterói, Tijuca, Araruama, Padre Miguel, Jacarepaguá, Méier, Vitória, além das subsedes onde são aplicadas as aulas do curso Normal Superior.


0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin