segunda-feira, 23 de março de 2009

Curso de Comunicação Social promove palestra
Profissionais debatem mercado de trabalho

O curso de Comunicação Social da Universidade Candido Mendes – campus Friburgo – dá início no dia 27 de março, às 19 horas, ao Ciclo de Palestras “Tudo Exige Comunicação”, com o seminário “Poder Público na Mídia – Assessoria de Governos e Parlamentar”. Trata-se de uma série de encontros que serão realizados ao longo do semestre, para discutir o mercado de trabalho na área de comunicação – Jornalismo e Publicidade. Neste primeiro evento, que tem entrada franca e é aberto à comunidade, estarão presentes as jornalistas Ruth Ferreira e Elza Calazans e o publicitário Guilherme di Donato.

Ruth Ferreira atua em assessoria de governos desde 1975, quando começou a trabalhar na Prefeitura do Rio de Janeiro. No executivo daquela cidade, atuou em diferentes órgãos e secretarias, tendo implantado departamentos de assessoria de imprensa em vários deles. Também trabalhou em assessoria de campanha eleitoral e na Câmara Municipal do Rio, além de ter atuado como jornalista em rádio. Atualmente, Ruth Ferreira presta consultoria na área de Comunicação e é diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro.

A professora e jornalista Elza Calazans também tem vasta experiência na área de assessoria de governos. Desde 1997, está à frente da assessoria da Câmara de Vereadores do Rio de janeiro, e atuou profissionalmente nas últimas quatro campanhas políticas no município. É professora da Candido Mendes, campus Tijuca, Niterói e Friburgo, onde vem se destacando também com o curso de Jornalismo Especializado de Moda.

O publicitário Guilherme Di Donato é sócio-diretor da Groove Comunicação, uma agência de publicidade consolidada no mercado há 14 anos, com sedes no Rio de Janeiro e em Nova Friburgo. Entre outros clientes, tem em seu portfólio a Petrobras, Cia de Petróleo Ipiranga, Grupo Michellin, Friburgo Shopping, Fininvest, Pelé Sports, CBF, Rede Globo, além de ter sido responsável pela campanha vitoriosa à Prefeitura de Nova Friburgo em 2008.

A coordenadora do curso de Comunicação Social, jornalista e professora Liliane Souzella, explica que o ciclo de palestras não se restringe aos alunos, mas também tem como público alvo os empresários, comerciantes e representantes de instituições da sociedade civil organizada, já que a idéia é mostrar a importância do trabalho de comunicação – tanto Jornalismo quanto Publicidade e Propaganda - em todas as áreas.

“Temos um trabalho de informação a desenvolver, sob dois aspectos. O primeiro é que os alunos precisam saber que não só há vagas de emprego na imprensa tradicional, como rádio, TV e jornal. Além disso, as empresas também podem e devem explorar mais a comunicação – e, em especial, a Publicidade e a assessoria de imprensa – como importante ferramenta para que elas possam desenvolver seus potenciais e conquistar novos mercados”, explica.

As inscrições para assistir ao seminário poderão ser feitas na secretaria da Universidade Candido Mendes – Rua Professor Freeze 38, Vilage – até o dia do evento. Os alunos da Candido Mendes receberão 3 horas de atividades complementares. O ciclo de palestras será realizado no auditório da universidade.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin